CROWFUNDING

Crowfunding é o termo americano utilizando para definir algo como financiamento coletivo, que vem impulsionando vários projetos pequenos realizados por pessoas comuns, que de outra forma, não teriam como dar início aos seus sonhos e projetos.

Com a internet e site específicos como o Kickstarter nos EUA e Catarse no Brasil, os “produtores” lançam seus projetos, apresentando suas ideias, em formatos diversos, como vídeos, imagens e textos explicando a ideia. Pode ser uma carteira com formato e material diferenciado, um livro, um projeto social, um aplicativo, um game, enfim, qualquer coisa.

Como o financiamento é bem pulverizado, na realidade ocorre mais uma venda antecipada do que um financiamento propriamente dito. Os clientes compram o produto em um valor mínimo até o valor máximo e recebem alguns benefícios de acordo com o valor. Quanto maior o valor, mais especifico e customizado é o item por exemplo.

Portanto, Crowfunding não se confunde com investimentos e Startups, em que o investidor faz um financiamento inicial em troca de uma retribuição ou participação na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *