CONSUMIDOR MEDIAÇÃO CNJ
As diretrizes atuais do direito buscam reduzir as demandas no Poder Judiciário para que as partes aproximem-se uma das outras a fim de buscar a resolução de conflitos, através de sistemas como conciliação, mediação e arbitragem. Cada um com peculiaridades próprias que serão abordadas em tópicos diferentes.
A fim de efetivar estas diretrizes, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) criou um sistema que aproxima as partes na resolução de suas demandas. É um sistema pela internet que permite a comunicação direta entre a entidade e o consumidor.
Primeiro se explica o problema, depois propõe-se uma solução, possibilitando discussão e contrapropostas à solução apresentada. Quando as partes estão de acordo uma minuta é lavrada e é dado fim ao impasse.
Atualmente somente a Caixa Econômica Federal e a Agência Nacional de Saúde estão habilitadas a operar no sistema, mas a tendência é que essa ferramenta se espalhe e torne-se popular rapidamente.
Um caso que nos chamou atenção foi de um cliente da Caixa que possuía uma parcela atrasada do Minha Casa Melhor e algumas parcelas ainda por vencer. A CEF além de realizar uma ótima proposta da parcela atrasada, incluiu no acordo uma forma de antecipar as parcelas futuras. Um bom negócio para ambas as partes que foi aceito e solucionou um problema passado e ainda garantiu um benefício ao consumidor.
Casos como este demonstram o poder desta ferramenta, ainda temos muitas dúvidas e desconfiança sobre a plataforma, somente com o tempo as pessoas irão se adaptar 100% com este tipo de nova tecnologia, que chegou para ficar.
Deixe um comentário!