A importância de contratar um advogado previdenciário

A importância de contratar um advogado previdenciário

Quando estamos doentes, geralmente buscamos um especialista para o problema de saúde enfrentado. É incorreto tratar a doença em casa e utilizar medicamentos por conta própria. Essa ação pode desenvolver diversos outros problemas, inclusive agravar ainda mais a situação que, inicialmente, poderia ser facilmente controlar por um médico. 

Você conseguiu captar o objetivo da analogia? De qualquer forma, vou te explicar. Quando o processo de aposentadoria está próximo, é comum que a pessoa busque reunir documentos por conta própria. Porém, este não é o recomendado, nem mesmo em casos mais simples. Assim como um resfriado, tratar um caso “simples” de aposentadoria por conta pode resultar em um processo muito mais burocrático do que deveria ser. 

É claro que trata-se de casos muito diferentes. Porém, teoricamente, ambos podem prejudicar o maior interessado: você. Embora não seja obrigatório, contratar um advogado previdenciário pode esclarecer dúvidas, descobrir qual o melhor momento para o pedido, além de ter um guia para o melhor caminho a seguir. 

Tipos de aposentadorias 

Existem diversos tipos de aposentadorias. Cada um deles requer um cuidado diferente, e todos guardam muitos detalhes e, inclusive, algumas armadilhas. Escolher a categoria correta pode facilitar seu processo e aumentar o valor do benefício. 

Quando falamos sobre aposentadoria do trabalhador rural, por exemplo, também falamos sobre um processo burocrático e que envolve muito cuidado no momento da seleção de documentos. É bastante comum haver problemas durante o pedido dessa aposentadoria, e você só pode requerer ela uma única fez. Portanto, é possível notar o quão importante é ter o auxílio de um especialista em um momento como este. 

Alterações constantes nas leis 

Para acompanhar as mudanças nas leis previdenciárias, é preciso atenção e agilidade. Elas sofrem alterações constantes. Atualmente, passamos por um exemplo claro e bastante comentado sobre essas mudanças. 

Com essas mudanças, muitas vezes a população se depara com informações desencontradas e confusas. Um site pode dizer que o correto é X, enquanto outro, com pouco tempo de diferença entre as publicações, pode dizer que é Y. 

Assim, é confuso compreender qual é a lei vigente para o momento do pedido. O advogado Previdenciário estará sempre atualizado e pronto para ajudar. 

Planejamento e auxílio 

Digamos que você ainda não está pronto para requerer a aposentadoria. Seu tempo ainda não está completo e você não cumpriu todos os requisitos. Mesmo assim, é possível planejar o momento. 

Você poderá simular qual será a renda mensal e, assim, adaptar seu estilo de vida e já iniciar o processo de transição. Além disso, você poderá decidir entre contratar o benefício por tempo de contribuição ou por idade, por exemplo. Pode ser que um seja mais vantajoso que o outro, e o especialista te mostrará cada um deles. 

Outro benefício de ter um profissional ao lado é o auxílio com a documentação necessária, além de conferir os dados no CNIS(Cadastro Nacional de Informações Sociais). 

Conclusão

As vantagens de se contratar um profissional do Direito Previdenciário são inúmeras. Porém, essa não é uma regra. A população ainda não está habituada a buscar seus direitos, sempre deixando para depois. É uma característica triste a aceitação de tudo o que é imposto, inclusive em momentos decisivos como a aposentadoria. 

Se você acredita que pode ocorrer algum problema em seu processo ou se simplesmente deseja se prevenir, não deixe de buscar informações com um advogado Previdenciário de confiança. Não perca seus direitos e não deixe que informações desencontradas influenciem negativamente na ação. 

Caso tenha dúvidas sobre esse tema ou sobre qualquer outra situação relacionada à aposentadoria, fale conosco. Será um prazer ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *