5 Dicas para Evitar Fraudes Contra Aposentados e Pensionistas
Fique atento a estas 5 dicas para evitar fraudes contra segurados do INSS (e de outros órgãos previdenciários) especialmente aposentados e pensionistas.
1 – Valores Em Atraso do INSS
O golpista, muitas vezes de um banco ou de um agente financeiro se faz passar por um funcionário do INSS, apresentando um suposto benefício ou valores que estão pendentes provenientes da instituição: “- Você tem valores em atraso para receber do INSS”. Na verdade, nada mais é do que um empréstimo consignado, que irá custar muito caro para o aposentado.
O INSS não atrasa o pagamento de benefícios previdenciários e se isso acontecer, pode ter certeza de que você ficará sabendo, será uma notícia nacional. Não caia nesta cilada, empréstimo consignado custa muito e não vale a pena para você.
2 – Revisão do Benefício
O golpista, novamente agente de um banco ou instituição financeira, se faz passar por um advogado ou funcionário do INSS e informa: “- Você tem R$ 2.000,00 para receber com uma revisão do INSS”. Não caia nesta cilada. Você não irá receber ligações do INSS nem de advogados pedindo informações desta forma. Trata-se de um golpe em que utilizarão suas informações pessoais para realizar empréstimo consignado.
Mesmo que exista direito a uma revisão, ela não é instantânea, é preciso seguir os trâmites legais, sejam revisões fornecidas de ofício pelo INSS através da lei ou por advogados que buscam reparar algum erro no deferimento do benefício e mesmo assim estes valores podem levar anos para serem obtidos e não de forma instantânea.
3 – Extensão da Pensão Por Morte
Mais um golpe mentiroso para levar as pessoas a erro. Atualmente, a regra da pensão por morte não é mais ser vitalícia, este benefício para vida toda é uma exceção para pessoas de idade mais avançada.
Aproveitando-se desta informação, os golpistas informam falsamente que a partir do momento que o empréstimo é realizado, a pensão vai se estender por todo o período de pagamento, o que é uma mentira, não existe formas de aumentar o prazo legal.
Assim, se o empréstimo superar o prazo de recebimento da pensão por morte, o empréstimo deverá continuar a ser pago, independente do recebimento do benefício.
4 – Prova de Vida
A prova de vida é feita no banco, no INSS ou no aplicativo, de acordo com projetos iniciais. Porém, em nenhum momento foi autorizado a prova de vida pelo WhatsApp. Tome cuidado com esta nova modalidade de golpe, que é utilizada para obter informações indevidas dos beneficiários.
5 – Dinheiro na Conta e Devolução do Dinheiro
Uma outra modalidade que surge com a farra dos empréstimos consignados é simplesmente a realização do empréstimo sem autorização. O aposentado/pensionista simplesmente se depara com um “dinheiro extra” na sua conta.
Sem saber o que é, muitas vezes até acaba gastando o dinheiro, não tendo sequer consciência deste empréstimo e que terá que pagar uma conta muito alta por isso.
Na primeira hipótese que você verificar valores indevidos na conta corrente, deixe este dinheiro separado, procure seu advogado de confiança, a Defensoria Pública, Procon ou Ministério Público de Defesa do Consumidor para as devidas providências.
Alguns estelionatários chegam ao cumulo de pedir a devolução do dinheiro, se fazendo passar por policiais e chegando a ameaçar os aposentados e pensionistas de sofrerem represálias e representações criminais, obrigando a pessoa a devolver o dinheiro em uma conta de um outro estelionatário!
Assim, o aposentado fica sem aposentadoria, sem empréstimo e com uma conta enorme para pagar!
Extra:
Nunca pague adiantadamente por taxas de cadastro, cálculos contábeis, análises de crédito, especialmente realizadas por telefone.
Muitos estelionatários prometem diversos empréstimos e facilidades mediante o adiantamento deste tipo de taxa e despesa, que na verdade, nem existe.
Elaborado por: Bruno Pellizzetti – OAB/PR 54.159
Deixe um comentário!