GREENBONDS

GREENBONDS

GREEN BONDS

Greenbonds são títulos de crédito vinculados a uma finalidade específica e que garanta boas práticas pelo emissor relacionado a questões ambientais. É necessário que o emissor faça uma declaração da finalidade específica em que os valores recebidos serão utilizados.

Atualmente esta espécie de título é bastante utilizada no mercado internacional e vem ganhando força aos poucos, no mercado nacional. O valor titulado corrente é de $ 694 milhões.

Esta espécie de financiamento ainda é pouco utilizada na agricultura e pecuária, a maior parte dos Green Bonds é utilizada no transporte (66,8%) e energia (18,8%) enquanto que a agricultura e floresta representam apenas (0,09%) destes títulos.

O desconhecimento e falta de incentivos pode ser a razão pela baixa utilização desse sistema no Brasil para financiamentos de exploração agrícola, o que impede os empresários de conseguirem financiar seus projetos com capital internacional. Inclusive pode ser uma boa solução para os investidores que planejam investir em fazendas e exploração florestal de cunho sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *